FGTS: Caixa Libera Consulta E Saque Extraordinário Do FGTS

  Ads  
FGTS Caixa Libera Consulta E Saque Extraordinário Do FGTS

Saiba como realizar a Consulta e Saque Extraordinário Do FGTS!

Desde o dia 20 de abril de 2022, os trabalhadores já estão podendo tirar até R$ 1.000 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O valor liberado dependerá do saldo que cada pessoa possui em seus recursos, levando em consideração a soma dos recursos disponíveis de todas as contas do FGTS.

O Calendário de Desligamento Temporário é divulgado pela Caixa Econômica Federal de acordo com a data de nascimento do empregado e pode ser executado até 15 de dezembro de 2022.

  Ads  

A partir de 8 de abril, os funcionários poderão ver o valor que podem sacar e a data em que o dinheiro será liberado pelo aplicativo do FGTS ou pelo site.

Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 30 bilhões de reais serão liberados para 42 milhões de trabalhadores que têm o direito de pedir demissão.

Algumas liberações do recurso do FGTS ocorreram por meio de medida provisória assinada pelo Presidente, em 17 de março;

Com serviços de apoio como INSS Aposentados, Créditos ao Microempreendedor e Auxílio Brasil.

O objetivo dessa medida é confinar a renda familiar e reduzir o endividamento em consonância com a crise sanitária causada pelo Covid19.

Saques anômalos do FGTS serão creditados em uma conta poupança digital aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador.

Após o depósito do valor, você pode pagar faturas e realizar pagamentos em lojas com cartão de débito virtual, sites, aplicativos e comprar em estabelecimentos comerciais pagando com o QR code do aplicativo da Caixa.

Você também pode transferir o valor para outra conta bancária.

  Ads  

Os clientes podem negociar pelo Pix, além de sacar dinheiro nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

O empregado que não deseja sacar o FGTS especial deve acessar o aplicativo do FGTS ou uma das agências do banco para indicar que não deseja receber o crédito.

Além do mais, os funcionários podem cancelar créditos automáticos pelo mesmo canal até 10 de novembro de 2022, mesmo que o dinheiro esteja em uma conta poupança digital.

Outra opção é não alterar a quantidade liberada. Portanto, após 15 de dezembro de 2022, o recurso será revertido para a conta do FGTS modificada.

No decorrer deste artigo, nós iremos te explicar de maneira detalhada como está acontecendo o funcionamento do saque do FGTS extraordinário. Confira comigo!

O que é saque extraordinário do seu FGTS?

O saque extraordinário do FGTS, é uma liberação feita pelo banco da caixa, e instituída pela Medida Provisória nº 1.105/22 e, assim como outras retiradas dos  últimos anos, visa aumentar o consumo das famílias.

De maneira geral, deve-se lembrar que o valor retido pelo FGTS só pode ser utilizado por empregados em circunstâncias especiais.

Por exemplo, você pode ser demitido ou comprar uma casa sem um bom motivo.

Esses saques são limitados a R$ 1.000, levando em consideração a soma de todas as contas que você possui,  ativas ou inativas. 

Todos os funcionários que possuem conta  no FGTS têm direito ao saque especial. Não importa se a conta está ativa (trabalho atual) ou inativa (trabalho anterior).

Como ocorrera o pagamento do saque extraordinário?

Segundo a Caixa, a maior parte dos 42 milhões de trabalhadores são pagos automaticamente.

  Ads  

Os depósitos são criados em sua conta digital de poupança social, que você pode acessar pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso seu depósito não seja feito na data prevista (veja calendário abaixo), acesse o aplicativo do FGTS, renove seu cadastro e solicite o saque.

Uma vez que você tenha dinheiro na sua conta Caixa Tem, você pode pagar faturas e recibos, e até mesmo enviar dinheiro para outros bancos via PIX.

Como verificar o valor do saque extraordinário?

A Caixa disponibiliza diversas ferramentas de análise e navegação de valores.

Em geral, você pode ver o seguinte no site do FGTS:

Se você é elegível para um saque especial do FGTS,

Data em que o valor é creditado na sua Conta Poupança  Digital

Através do aplicativo do FGTS (Android e Apple), você pode:

  • Ver valor
  • Confira a data do crédito
  • Solicite a devolução do valor creditado em sua conta do FGTS
  • Altere seu cadastro para criar uma conta poupança digital

Agora que você já possui o conhecimento necessário sobre como funciona o saque extraordinário do seu FGTS, basta ficar de olho no seu calendário de pagamento!

Somando a isso, caso você queira saber informações detalhadas sobre o saque extraordinário, clique no link abaixo e tire as suas dúvidas: saque extraordinário fgts

  Ads  
cdd
cdd