LIBERADO SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FUNDO DE GARANTIA 

  Ads  

Como decorrência da pandemia no Brasil, o Governo Federal liberou um saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Este saque está sendo feito através da Caixa Econômica Federal, pela conta da poupança social digital, o Caixa Tem. 

Abaixo trouxemos as principais informações, com contatos e passo a passo para descobrir se você será beneficiado, como também as datas de pagamento.

Os saques começaram a ser feitos a partir do dia 20 de abril e o valor estipulado é de até mil reais. Então, se você nasceu no mês de janeiro seu FGTS extraordinário já está liberado desde o dia 20 mesmo.

  Ads  

Você pode consultar a disponibilidade através das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), ou também pelo site da Caixa, em uma versão atualizada do aplicativo FGTS. As consultas foram liberadas a partir do dia 8 deste mês.

QUEM TEM DIREITO AO FGTS EM 2022

Este direito é garantido aos trabalhadores que encontram-se dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, possuem carteira de trabalho assinada. 

O benefício, que é liberado em situações específicas, como aposentadoria, compra de casa própria ou demissão sem justa causa. Com os impactos financeiros da pandemia na sociedade, o governo deliberou com caráter de urgência, neste último mês, a Medida Provisória permitindo a realização de um saque extraordinário.

  Ads  

De acordo com as deliberações governamentais, o valor que está liberado para saque desde o último dia 20, é de no máximo mil reais por trabalhador. 

CONSULTE ATRAVÉS DO SITE FGTS

Você pode acessar o site de consultas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para assim conseguir se informar sobre o direito ao benefício do Saque Extraordinário. Possibilitando assim, consultar a data específica da liberação de crédito na Conta Poupança Social Digital.

CONSULTE ATRAVÉS DO APLICATIVO FGTS

Com funcionalidades únicas, o aplicativo permite além de consultar o valor que está disponível, você consegue escolher se deseja ou não receber o saque extraordinário. Neste caso, poderá optar pelo retorno do valor para a conta do FGTS ou, caso necessário, alterar os dados cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital.

O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:

QUANDO SERÁ POSSÍVEL REALIZAR O SAQUE

Os saques serão liberados a partir do dia 20 de abril e as datas para depósito vão até 15 de junho. O critério para o recebimento será de acordo com o mês de nascimento de cada um dos trabalhadores interessados. 

Com início em 20 de abril, o saque será liberado para os aniversariantes do mês de janeiro e assim sucessivamente. Podendo ser realizado o saque até o dia 15 de dezembro do ano vigente.

  Ads  

Confira abaixo a tabela com as datas divulgadas pelo governo:

O QUE ACONTECE SE NÃO REALIZAR O SAQUE?

Os beneficiários que não possuem interesse em realizar o saque agora, uma vez que o saque é facultativo ao trabalhador, podem optar por deixar o saque na sua conta do FGTS. Ou seja, quem não tem interesse em realizar o saque extraordinário este ano, pode indicar que não deseja receber para que sua conta não seja debitada.

Este procedimento pode ser realizado através de uma agência da Caixa Econômica Federal. Basta informar que não pretende realizar o saque, ou acessar o aplicativo FGTS e fazer o informe através do mesmo. 

Caso não tenha conseguido realizar nenhuma destas opções e o dinheiro ficou disponível para saque em sua conta, você possui a opção de não sacar. Tenha em mente que a opção para realização do estorno é válida até o dia 10 de novembro.

  Ads  
cdd
cdd