Benefícios para cidadãos com carência socioeconómica de Portugal

  Ads  

Possuir benefícios para cidadãos com carência socioeconómica em Portugal é muito importante, então hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto.


Quer ter uma noção de como é aprender a dirigir? Descubra aqui 


Tratamento para problemas mentais em Portugal

A situação da saúde mental em Portugal está a melhorar rapidamente, muitas instalações foram construídas na última década para atender à crescente necessidade de tratamento e cuidados. 

  Ads  

O país também tem um programa de assistência social para os pobres e necessitados. Ao mesmo tempo, Portugal caminha para se tornar um país de alta renda. 

Todo este progresso é possível graças a decisões conscientes do governo, cidadãos, empresas e organizações sem fins lucrativos.

Em primeiro lugar, Portugal tem feito grandes progressos na prestação de cuidados psiquiátricos de qualidade aos seus cidadãos. 

Há muitos hospitais recém-construídos e instalações de saúde mental em todo o país. A partir de 2016, 92% da população vivia em áreas urbanas, o que representa uma melhoria de 98% dez anos antes. 

  Ads  

Além disso, muitos cidadãos estão cientes dos novos psiquiatras e psicólogos que se formam na universidade todos os anos. 

Todos esses esforços estão valendo a pena: agora há mais opções de tratamento para cidadãos com doenças mentais.

Saiba mais:

Rendimento social de inserção em Portugal

O rendimento social de inserção destina-se a proteger as pessoas que vivem em extrema pobreza.

Ele pretende garantir benefícios pecuniários que atendam às suas necessidades mínimas, e  tem um plano de integração no âmbito do contrato (conjunto de ações baseadas nas características e condições da família do requerente da previdência, visando a integração gradual de seus membros na sociedade, no trabalho e na comunidade.

  Ads  

Pessoas ou famílias que necessitem de apoio para uma melhor integração social e profissional, se encontrem em situação de pobreza extrema e reúnam outras condições de atribuição também fazem parte desse plano.

 Quem pode ganhar o rendimento social?

É simples para descobrir quais são as pessoas que possuem direito a receber um rendimento social (RSI), veja a lista abaixo para entender melhor.

  • Se você mora sozinho a soma dos seus rendimentos por mês não pode ser igual ou superior a 189,66 euros.
  • Se você mora com uma família, a renda mensal combinada de todos os membros da família não pode ser igual ou superior ao valor máximo do RSI calculado com base na composição da família.
  • Por cada indivíduo maior:  132,76€ (cerca de 70%) do valor do RSI
  • Por cada indivíduo menor: 94,83€ (cerca de 50%) do valor do RSI

Condições necessárias para ter acesso ao RSI de Portugal

Para poder receber o RSI de Portugal você deve ter pelo menos os seguintes requisitos (não sendo os únicos): 

  • Ter pelo menos uma residência legal em Portugal
  • Estar em situação de pobreza extrema
  • Estar inscrito no Centro de Emprego 
  • Assumir o compromisso de celebrar o contrato de inserção
  • Ter 18 anos ou mais

RSI para menores de 18 anos

Caso a pessoa queira receber RSI mas não é maior de idade, ela deverá comprovar rendimentos próprios superiores a 70% do valor total do RSI ou então ter pelo menos um dos itens abaixo:

  • se estiver grávida
  • se for casado
  • se viver em união há mais de 2 anos
  • tiver menores ou deficientes que dependem da pessoa
  Ads  
cdd
cdd