Como Reduzir o Uso do Celular do Seu Filho?

  Ads  

A tecnologia é sempre uma das principais ferramentas que ajudam no progresso da humanidade e não podemos esquecer de todas as vantagens que ela causa, como o próprio smartphone que hoje é indispensável nas atividades do cotidiano.

Entretanto, isso não vale para todas as pessoas, principalmente as crianças, afinal, ainda estão em processo de formação e desenvolvimento para julgar o que está sendo benéfico ou não.

Exigindo uma atuação ainda mais presente dos pais para ajudar nessa tomada de decisão e no alinhamento do tempo de tela que precisa ser ajustado para estar presente apenas em momentos essenciais.

  Ads  

Nesse sentido, há a chance haver resistências por parte dessa criança que já teve um hábito de usar o dispositivo sem limites e entender que isso leva um tempo pode fazer toda a diferença. 

Entretanto, nem sempre é o suficiente, por este motivo, há diversos especialistas que já informam para evitar ruídos e que conflitos acabam piorando uma relação familiar e têm um efeito contrário do definido por você.

Assim, o primeiro passo pode ser a divisão dos afazeres de casa para compartilhar com eles parte da rotina e que nem tudo aparece pronto apenas para ser utilizado e descartado logo em seguida.

  Ads  

Combinando também uma dose saudável para a criança conseguir realizar as atividades e ainda ter tempo para viver seu período de infância para que problemas futuros não aconteçam a partir nisso.

E, apesar de parecer apenas um trabalho de casa, esse é o primeiro passo para iniciar uma série de dinâmicas offline que sempre são recorrentes na vida de uma criança, mas são deixadas de lado com o uso do celular.

Com isso em mente, há dezenas de atividades que podem aparecer para ajudar na diminuição do consumo do celular e não ter nenhuma conexão com a internet, como por exemplo os esportes.

Ajudando no desenvolvimento pessoal da criança que se transforma em um adulto ainda mais saudável com a criação desse bom hábito que pode ser iniciado até mesmo com algo simples como uma caminhada.

Oferecendo resultados até mesmo na parte comportamental, visto que as pessoas sempre liberam hormônios que dão mais satisfação e ânimo para enfrentar o restante das atividades diárias.

E, uma das principais áreas que pode ser beneficiada é a escola, a educação com mais qualidade e um filho ainda mais participativo e animado com questões que serão exigidas da vida adulta.

  Ads  

O grande diferencial de tudo que falamos até aqui está no fato de ser sem custo e receber o apoio até mesmo do governo, como as atividades esportivas que já sao algo muito mais democratizado em nosso país.

Outro ponto muito importante para manter tudo isso em ordem é manter um cronograma com todas as atividades diárias.

Podendo utilizar tanto soluções digitais no seu celular, quanto offline, com agendas, mapas mentais ou qualquer forma que fique mais acessível até mesmo para os filhos entenderem a rotina.

Por fim, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e ajude outras famílias a iniciarem um processo de desenvolvimento menos dependente do celular.

  Ads  
Rafael Cavalcanti Almeida
Rafael Cavalcanti Almeida

Meu nome é Rafael Cavalcanti Almeida, e sou um entusiasta por explorar o fascinante universo dos aplicativos. Nas minhas palavras, busco desvendar a interseção entre tecnologia e narrativa, traduzindo conceitos complexos em histórias envolventes. Cada post que escrevo é uma jornada de descoberta, convidando os leitores a mergulhar no vasto cenário digital com olhos curiosos. Minha missão é disseminar conhecimento, inspirar reflexões e estabelecer conexões através das palavras que compartilho.