Novela Pantanal: O Maior Marketing De Novelas Da Globo

  Ads  
Novela Pantanal O Maior Marketing De Novelas Da Globo

Antes mesmo de sua estreia a novela Pantanal a Globo já investia no marketing da trama.

Em toda a rede social, os amplos esforços de divulgação da Globo para lançar o Pantanal geraram discussões.

Com cobertura de programas de variedades como Fantástico, Encontro, É de Casa, e até um especial da Globo Repórter, a novela Pantanal estava presente.

  Ads  

A novela chegou ao festival Lollapalooza deste fim de semana como tema de uma área do salão da Globo. Alguns telespectadores disseram online que nunca tinham visto uma emissora de TV gastar tanto para promover uma novela. Eles estão corretos nesta visão.

O investimento em propaganda começou a ganhar força em 2020, quando a emissora revelou que iria refazer um programa de TV Manchete em 1990, considerado um dos maiores sucessos da história do teatro nacional.

Devido ao interesse e curiosidade gerada pela nova versão da trama que a Globo está produzindo, a emissora tem inspirado outras emissoras a investir em publicidade também.

Além da TV, também é preparado conteúdo digital, incluindo bastidores e produção. O Twitter ganhou um emoji específico para #Pantanal, e atores e atrizes de novela também participaram do programa de divulgação, postando sobre a novela em sua rede social.

Quando a pandemia começou em março de 2020, a Globo foi obrigada a parar de gravar Amor de Mãe devido à emergência sanitária.

Para preencher os espaços da grade, a emissora repetiu dois episódios que foram ao ar anteriormente: Fina Estampa e A Força do Querer.

  Ads  

Enquanto isso, a produção de Amor de Mãe registrou a sequência da trama, que foi encurtada devido à emergência sanitária.

Os capítulos finais e inéditos de Amor de Mãe chegam aos cinemas em março de 2021. Isto foi seguido por outra reprise da série de TV ” Império “. Foi só em novembro do ano passado que o público das 21h teve mais uma novela inédita.

Só agora, com o Pantanal, a emissora retomou sua programação tradicional de gravação e exibição.

Desafio de comparação

O grande quantia de dinheiro em marketing investidos na promoção do Pantanal tinham um objetivo claro: fazer o enredo apelar não apenas para o público que já tinha visto o Pantanal original, mas também para o público mais jovem, apresentando-lhes a história pela primeira vez.

A tarefa sempre fica mais difícil quando se trata de remakes.

O maior desafio foram as comparações e expectativas de quem acompanhou a primeira edição e teve uma forte ligação com a obra. De certa forma, os pontos fortes também estavam relacionados a isso.

Essa necessidade de superar o sucesso do Pantanal que a TV Manchete fez com que a estreia do espetáculo.

“Em todos os departamentos, desde a adaptação do texto, à interpretação, à trilha sonora, ao departamento de arte, ao imagético, grandes expectativas foram colocadas nesta novela”, disse Lukas, coprodutor do longa no Studio Globo, disse Zado.

  Ads  

Apesar dos desafios, Zardo observou que o remake, por outro lado, permite que a equipe planeje a progressão da trama com base em informações mais específicas, o que, segundo ele, leva a uma maior confiança.

Mesmo após a estreia os esforços de marketing tiveram que continuar.

Patrocínio e ações de marketing na trama

Além das expectativas do público, o Pantanal também fez propostas para atrair o mercado publicitário e valorizar o horário nobre da Globo.

A série é patrocinada principalmente pela Caoa, marca oficial da faixa das 21h da Globo.

Antes mesmo da estreia, a Itaipava já havia fechado um acordo com a emissora para levar sua marca ao programa.

A Vivo também terá uma campanha de marketing na nova matéria da Globo. A operadora de telefonia tem um acordo com a Globo e vai inserir sua marca na trama.

E você? Está acompanhando a trama, compartilhe sua opinião!

  Ads  
cdd
cdd